Praia Clube, Uberlândia – MG

O município de Uberlândia tem uma população de mais de 600 mil habitantes e é banhado pelo Rio Uberabinha. O Praia Clube cresceu às suas margens e da sua concepção em 1935 aos dias de hoje, o clube transformou-se em um espaço bem estruturado que é hoje uma referência nacional em complexo recreativo e desportivo. O crescimento do número de associados foi acompanhado pelo crescimento da estrutura que acabou resultando na ocupação densa da área, a ocupação irregular da Área de Preservação Permanente do rio e em construções com linguagens arquitetônicas diversificadas, sem uma identidade construtiva.

A proposta de intervenção para o Praia Clube tem como objetivo resgatar a atmosfera da época em que ele foi fundado, convidando seus associados a mergulharem em um ambiente ligado à natureza, à cultura e à contemplação.

O masterplan elaborado para o Praia Clube sugere que as intervenções tenham um partido arquitetônico baseado na atratividade, agradabilidade e sustentabilidade tendo como objetivo resgatar a atmosfera da época em que ele foi fundado e convidar seus associados a mergulharem em um ambiente ligado à natureza, à cultura e à contemplação. Dentre as intervenções está a requalificação do antigo Ginásio, que ganhou novas funções e forma.