Vila Cultural, Goiânia – GO

Está-se assistindo passivamente ao abandono e a degradação do centro de Goiânia, núcleo original da capital planejada. A insegurança e a baixa qualidade do espaço público espantam os antigos moradores, os comerciantes e os investidores.

Para viver na cidade é preciso resgatar os espaços públicos e os edifícios referenciais como o Cine-Teatro Goiânia, edifício expoente da origem da cidade e marco referencial da arquitetura Art Déco.

Dessa forma, a Vila Cultural é um projeto de arquitetura urbana com o objetivo de participar do processo de revitalização da área central de Goiânia. A ideia é retirar os edifícios de baixa qualidade arquitetônica inseridos na quadra do Cine-Teatro para destacá-lo visualmente, presenteando a cidade com uma praça urbana que marca o seu tempo e dialoga com o estilo original da arquitetura Art Déco.

No corte de dez metros no terreno propõe-se construir um museu da vertente brasileira do movimento Art Déco com todas as atividades culturais inerentes a esta tipologia de equipamento cultural. O edifício do museu será construído no subsolo para liberar o Cine-Teatro da inoportunidade das construções vizinhas.