Masterplan Marituba – PA

O sítio possui um formato retangular com 621,166 ha e situa-se a 13 km de distância da capital paraense, sendo seu único acesso pela rodovia federal BR-316. Com 74.000 habitantes, o município ainda apresenta uma economia incipiente, dependente de Belém. O masterplan tem como objetivo a geração de uma área urbana dinâmica que contribua para o desenvolvimento do município em níveis econômicos, sociais e culturais, além de criar oportunidades de negócios economicamente sólidas.

A mistura de usos propostos deverá contemplar as funções de uma pequena cidade e desenvolver uma comunidade urbana com várias tipologias de habitação além de comércios e serviços que se apropriem ecologicamente da riqueza da biodiversidade proporcionada pelos rios.

Será formado um sistema de parques lineares em toda a extensão da gleba, a área de mineração será transformada em um lago artificial, as áreas institucionais serão destinadas à implantação de equipamentos comunitários e sociais e, para promover a multiplicidade de recreação, lazer e esporte, serão criados uma marina ancorada em um resort, um shopping center e um edifício comercial atraindo assim a população regional e local.