Masterplan Várzea Grande – MT

Esse masterplan se refere ao processo de planejamento de um bairro em uma gleba com 588,48 ha. Tem o objetivo de orientar os empreendedores e o Governo Municipal de Várzea Grande na implantação do bairro ao longo de 15 anos, com a finalidade de garantir qualidade de vida com sustentabilidade.

Os elementos naturais e a estrada da Guarita recortam o terreno formando enclaves com diversas potencialidades de uso, sugerindo na geografia as funções urbanas.

Foi prevista uma unidade urbana compacta com variedade de escolha quanto às oportunidades de habitação, tipologias diversificadas de uso e ocupação do solo para garanti-lo enquanto unidade urbana autossustentável e três centralidades econômicas com a finalidade de oferecer o atendimento às necessidades cotidianas da população, assim como gerar emprego.

Será criada uma estrutura de parques lineares conectados com o parque urbano do rio Parí formando um complexo de áreas protegidas e de uso público.

Em relação à mobilidade urbana, as vizinhanças serão interligadas por caminhos de pedestres e ciclovias ao longo dos eixos estruturais e no Parque Urbano.